O trabalho remoto já é realidade em diversos segmentos do mercado. Mas para que ele seja realizado da melhor forma, é necessário que os profissionais e as empresas tenham infraestrutura para isso. Nesse sentido, a computação em nuvem é uma excelente aliada, já que através dela, até mesmo a comunicação por telefone pode ser feita pela internet. Saiba mais sobre isso e otimize os resultados da sua empresa!    
Telefonia em nuvem otimiza trabalho remoto

Importância da computação em nuvem

A expansão da comunicação em nuvem é um dos motivos que permitiu a consolidação do trabalho remoto. Atualmente, é possível compartilhar arquivos de maneira fácil e conversar com toda a equipe, independentemente de onde cada um está. APara que isso aconteça, basta que todos os colaboradores tenham acesso à internet. As tarefas, comunicados e conversas podem ser partilhados em uma plataforma. A plataforma utilizada precisa oferecer um ambiente estável, escalável, seguro e que garanta respostas rápidas. Apesar disso envolver um custo de investimento, ele é rapidamente superado pelos benefícios. Por meio da computação em nuvem, os gestores podem delegar tarefas, aumentar a produtividade e mensurar os resultados facilmente

PABX inteligente

Uma das grandes vantagens do PABX inteligente da IDT Brasil é que ele permite ter ramais virtuais. Assim, de onde a pessoa fizer o acesso remoto, ela pode fazer e receber ligações. Para isso, basta que ela esteja em uma área com Wi-Fi ou rede 3G disponível.
PABX inteligente
Ao utilizar o PABX IDT, é possível interligar sites e empresas, começando as ligações de qualquer localidade. Por exemplo, vamos supor que uma companhia tenha unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa. Em São Paulo, os telefones poderão ter os números 4010, 4011 e 4012. No Rio de Janeiro, os ramais IP poderiam ser 1000, 1001 e 1002, já em Lisboa, o desvio de chamada poderia ser feito para 3000, 3001 e assim por diante. Nesse sistema, os ramais estão conectados e registrados em um só PABX, que é o da matriz. Para realizar ligações entre os ramais, o usuário só precisa digitar o número correspondente. Além disso, cada aparelho tem acesso à linha externa, o que o permite receber o DDR.

Aparelhos usados no escritório remoto

Nos escritórios remotos, não é necessário ter um aparelho de telefone IP em todos os pontos. A comunicação pode ser feita por meio de um softfone, isto é, um software que é instalado no computador ou celular. Ele permite fazer e receber chamadas como um telefone convencional.

funciona um softphone

Por ser um software, o softphone precisa ser baixado. Vale notar que ele também necessita de acesso à internet para funcionar, sendo que a conexão mínima deve ser de 100 kbps por chamada. Geralmente, esses programas são simples de serem operados, pois as funções são auto-explicativas. Além de fazer e receber as chamadas, o softphone possui alguns recursos que ajudam no dia a dia. Para quem instala o softphone no celular, por exemplo, o aparelho pode continuar sendo usado quando o software estiver rodando. Isso se deve ao click-to-dial ou espera IP. Quanto a isso, existem diversas vantagens para as que trabalham com home office. A principal delas está na redução de custos. Dependendo do aplicativo escolhido, é possível fazer ligações entre pessoas com o mesmo programa de forma gratuita. Nesse caso, a empresa só precisa pagar pelo plano da operadora, por fazer chamadas para outras linhas. A economia também acontece ao realizar telefonemas para outros países, pois a IDT Brasil cobra as menores taxas do mercado. Além disso, os softphones permitem armazenar dados importantes sobre a comunicação da empresa, como os contatos dos clientes. Há alguns aplicativos que indicamos, pois eles comportam as contas do IDT PABX.

Como usar softphone com o IDT PABX

Há alguns aplicativos que indicamos, pois eles comportam as contas do IDT PABX. O Zoiper é um desses, e está disponível para Android e iOS. Para configurar a conta da IDT é muito simples. Basta clicar em “configurações” e depois em “accounts” para adicionar a sua. O sistema pedirá que o usuário insira alguns dados e crie uma senha. O Grandstream Wave é outro importante softphone da atualidade. Ele permite ter comunicação gratuita com os aparelhos desse sistema, independentemente de onde estejam. Integrar a conta IDT nele também leva poucos minutos. Primeiro, o usuário deve entrar em “configurações”, depois “adicionar conta” e por fim selecionar a opção “conta SIP”. O sistema irá solicitar o ID de identificação e a senha. Para as empresas que desejam promover a mudança de comportamento de trabalho, vale a pena apostar os escritórios inteligentes. É possível manter alto nível de produtividade, mesmo quando a equipe está totalmente descentralizada. Com as ferramentas certas e sempre focando na comunicação, a sua empresa tem muito a ganhar. Otimize o trabalho remoto por meio da telefonia em nuvem da IDT Brasil. Aproveite todas as vantagens que o nosso serviço oferece!

ENTRE EM CONTATO COM A IDT