Você já se questionou sobre  o que é SaaS? Apesar desse conceito já estar presente no cotidiano de todos. Essa sigla significa “software as a service”. Basicamente, o SaaS é um tipo de sistema que não precisa de instalação física.

O SaaS é a grande novidade do mercado da tecnologia e já está presente em várias situações do dia a dia. Pode-se citar como exemplo: Uber, Airbnb, SalesForce, Google Drive e o IDT PABX. Entenda melhor esse assunto!

Como surgiu o SaaS

As empresas SaaS são o resultado de uma contínua e profunda evolução no setor tecnológico. Essa história começou na década de 1960, conhecida como “era do mainframe”.

Atualmente, o mundo vive a “Era da Computação na Nuvem”. Isso significa que os dados podem ser acessados remotamente, sem a necessidade de instalação de programas ou algo mais complexo.

Por meio da internet, as pessoas podem acessar informações de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Por causa desse contexto é que surgiram as empresas que operam SaaS (Software como um Serviço, em tradução livre).

Características do SaaS

As empresas de SaaS são aquelas que oferecem soluções que não dependem de instalação física. Para quem não sabe como usar o SaaS, é muito simples. Basta que os clientes tenham um navegador com acesso à internet.

Assim como qualquer setor, possui algumas características específicas. Algumas delas são:

  • serviço fácil de ser usado;
  • pagamento sem a necessidade de interagir com uma pessoa;
  • possibilidade de publicar uma nova versão, sem paralisar a atividade,
  • pode ser usado por algum tempo e depois deixar de ser usado.

SaaS na telefonia

Na telefonia, os serviços de SaaS possibilitam a interação das pessoas por meio de softwares e equipamentos adequados. Isso é muito diferente de alguns anos atrás, quando a comunicação dependia ainda de uma central telefônica.

No setor de telefonia, existem SaaS para fazer o redirecionamento de ligações, correio de voz e fax. Na prática, esse tipo de serviço ajuda as empresas a organizarem as ligações e contatos profissionais, de maneira mais prática e com maior custo-benefício.

Para implantar a telefonia na nuvem é necessário, primeiro, verificar se o provedor tem os requisitos mínimos para isso. Se essa parte estiver certa, a empresa responsável pelo serviço irá analisar a estrutura de onde o telefone será utilizado. As fases seguintes são de testes e treinamentos.

Há basicamente três maneiras de usar a telefonia VoiP, isto é, por meio da internet. Uma delas é por meio de um aplicativo que pode ser instalado no celular e/ou no computador. Nesse caso, o consumidor nem precisa utilizar um telefone.

É possível ainda utilizar os aparelhos IP — telefones que se conectam à internet. Além disso, existe a possibilidade de usar um telefone comum, mas conectado a um adaptador telefônico analógico (ATA).

Benefícios do SaaS na telefonia

Os benefícios do SaaS na telefonia em nuvem são inúmeros. O primeiro deles é o custo, que é muito menor do que a comunicação tradicional.

Nesse tipo de serviço, o consumidor não paga pela linha, mas por um plano. Isso pode incluir, por exemplo, determinada quantidade de ramais, além de ligações nacionais e internacionais.

Outro aspecto importante dessa tecnologia é a qualidade da ligação. As ligações pela nuvem têm muito menos ruído do que as tradicionais, independentemente de onde estejam os locutores.

Conte com a IDT Brasil

Fundado em 1990, a IDT é uma operadora presente em 150 países que sempre atuou no segmento de telefonia e soluções de voz. A empresa acompanha a tendência do mercado e sempre tem a iniciativa de desenvolver produtos que simplifiquem a vida do usuário final.

Atuamos no país como a IDT BRASIL, uma operadora de telecomunicações, autorizada pela Anatel. Disponibilizamos inúmeros recursos, como identificador de chamada, atendimento programado, portabilidade, fax virtual, softphone e muito mais. Agora que você já sabe o que é SaaS e os benefícios da telefonia em nuvem, saiba mais sobre o que o IDT PABX faz. Temos a melhor opção para a comunicação da sua empresa!