O mercado se atualizou e trouxe a possibilidade das pessoas fazerem trabalho home office. Desse modo, é possível trabalhar de casa, de um outro escritório ou de onde a pessoa desejar.

Para os profissionais, as vantagens são imensas. Eles podem ficar mais próximos da família, economizar tempo que levariam no deslocamento para a empresa e muito mais.

Porém, para que esse modelo de negócio dê certo, é necessário que os sistemas de telecomunicação estejam bem alinhados. Nesse sentido, a tecnologia VoIP é uma excelente aliada. Saiba mais sobre o que é preciso para garantir um home office bem sucedido!

Definir limites de tempo

Ao trabalhar em casa, a presença de áreas de lazer e da família podem prejudicar a produtividade. Em virtude disso, é importante estabelecer horários para as tarefas profissionais e pessoais. Dessa forma, o indivíduo concilia melhor esses dois aspectos da vida e evita estresse.

No PABX digital, o usuário pode reforçar esse limite entre a vida pessoal e a profissional. O sistema permite decidir como as chamadas chegarão.

Suponha que uma pessoa trabalhe em um escritório e, às vezes, faça home office. Nesse caso, após determinada quantidade de toques no telefone fixo, ela pode direcionar as ligações para o celular.

Porém, a transferência pode ocorrer apenas durante uma parte do dia, como o horário comercial. Assim, mesmo que alguém ligue para a empresa às 20h, a chamada irá para o correio de voz — e não atrapalhará o indivíduo no momento de descanso.

Plataforma de colaboração

O sistema de comunicação digital também possibilita que a equipe permaneça próxima, mesmo quando não está no mesmo espaço físico. Por meio de um painel de controle, o gestor pode ver como os profissionais estão trabalhando.

Além disso, na telefonia VoIP, há a possibilidade de fazer conferências com ótima qualidade de áudio, para qualquer lugar do mundo. Essa funcionalidade é eficiente principalmente para os negócios que estão espalhados por diversos países.

Na prática, a facilidade de se comunicar com todas as pessoas da equipe traz redução de custos para as empresas. Os encontros presenciais só são realizados quando realmente são necessários.

Gravação de ligação

Para as empresas que desejam acompanhar o atendimento de perto, é possível optar por fazer a gravação da ligação. Nesse caso, o cliente deve ser informado que o registro será feito e o negócio é responsável pelo áudio.

A gravação de chamadas serve para acompanhar os atendimentos ao público e pensar em formas de eles serem melhorados. Esse tipo de informação ajuda a dar melhores feedbacks aos profissionais, fazendo com que eles percebam o que podem fazer para se aprimorar.

Gerenciamento de dispositivos móveis

Para quem é gestor ou administrador de uma rede, vale a pena pensar em Mobile Device Management, isto é, um software que gerencia dispositivos móveis. Na prática, ele ajuda a gerenciar, monitorar e proteger os dados e configurações desses aparelhos.

O MDM também é eficiente para fazer com que todas as informações da empresa fiquem salvas em um só lugar. Assim, independentemente de onde os profissionais estejam, eles terão agilidade para encontrar o que desejam.

Ao lado da tecnologia VoIP, o Mobile Device Management ajuda a manter toda a equipe integrada, facilitando o trabalho home office.

Regularidade de backups

Outro aspecto que os profissionais precisam lembrar de fazer é o backup. Assim, não há o risco de perda de arquivos, pois ele não estará presente em apenas um local.

O backup pode ser feito ao transferir documentos para um disco rígido pessoal ou até uma conta de armazenamento na nuvem. No caso da telefonia VoIP, se a empresa optar pela gravação de chamadas, o backup deve ser realizado com frequência, pois os áudios só são mantidos por determinado tempo.

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