A mobilidade urbana é um dos assuntos mais recorrentes da atualidade. O aumento do uso particular de veículos fez com que muitas cidades inchassem o trânsito, prejudicando o meio ambiente e a qualidade de vida. No Brasil, isso já pode ser observado em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

Em vez de esperar apenas os governos agirem, as empresas também podem ajudar a promover melhorias na mobilidade urbana, permitindo jornadas flexíveis e home office. Confira por que é importante considerar essas possibilidades e como fazer isso!

Importância da mobilidade urbana

Ao ajudar a melhorar a mobilidade urbana, toda a sociedade ganha. Os motoristas enfrentam menos estresse para chegar ao trabalho, o meio ambiente recebe menos gases poluentes e os cidadãos ganham mais espaço.

Para quem pensa a médio e longo prazo, é importante refletir nos desafios da mobilidade urbana e em estratégias para garantir melhorias na qualidade de vida de todos. Como consequência, as empresas podem ter colaboradores mais dispostos, felizes e produtivos.

Como melhorar a mobilidade

Existem diversas maneiras das empresas ajudarem as cidades a melhorar o fluxo de mobilidade. Saiba quais são as principais!

Flexibilidade de horário

Geralmente, os profissionais precisam cumprir o horário comercial — das 9h às 18h. Por conta disso, o trânsito nesse momento do dia é mais congestionado e estressante.

Para quem opta pelo transporte público, a situação também não é muito diferente. Nos ônibus e trens, é comum que as pessoas tenham que ir em pé, pois os bancos estão todos ocupados.

Quanto a isso, as empresas podem flexibilizar o horário de trabalho. Cada funcionário deve cumprir um mínimo de horas, mas ele é quem decide quando fará isso. Por exemplo: se o trabalho é de 8h, o colaborador pode entrar às 11h e sair às 20h ou começar o turno mais cedo.

Nesse caso, o importante é fugir do horário de pico. Dessa forma, o trabalhador pode trocar o carro pelo transporte público e chegar à empresa com muito mais facilidade.

Home office

Outra alternativa interessante é permitir que a equipe ou parte dela trabalhe de casa. Muitas empresas já estão adotando essa prática, pois sabem que as pessoas que não precisam enfrentar uma hora ou mais de trânsito são mais produtivas.

Porém, para implementar o home office, é necessário tomar o cuidado de não isolar os profissionais. Além disso, a empresa deve decidir quais ferramentas integrarão o sistema de comunicação corporativa e podem ser usadas de qualquer lugar.

Conferências

As empresas também pode diminuir o número de reuniões externas e optar pelas conferências a distância. Muitas vezes, os assuntos podem ser resolvidos em uma simples ligação, sem a necessidade de se deslocar.

Além da equipe não perder tempo nessas viagens, as companhias também economizam custos, afinal, contratar um sistema VoIP apresenta um custo-benefício muito maior do que promover encontros todas as semanas.

Ações de incentivo

Há diversas pessoas dentro de uma empresa que moram próximas e entram e/ou saem no mesmo horário. Nesse sentido, a companhia pode organizar programas que incentivem os colaboradores a se conhecer e até compartilhar caronas. Em algumas grandes empresas, essa prática já é uma realidade.

As companhias também podem oferecer espaços específicos para quem quiser ir de bicicleta ou patinete, com vestiários e bicicletários. É bem provável que muitos optem por outros meios de transporte por saberem que contarão com essa infraestrutura.

Papel dos colaboradores

Não só as empresas como os profissionais devem ter papel ativo quando o assunto é mobilidade urbana. Buscar novas rotas e meios de transporte, para depender menos do carro, é uma das alternativas.

Nas companhias em que não há a mentalidade da mobilidade, a equipe pode propor essas melhorias para o bem-estar geral. Assim como a sustentabilidade e outros temas de interesse coletivo, a forma de se locomover pelas cidades precisa ser debatida por todos.

A IDT Brasil possui as melhores soluções de voz para a sua empresa, incluindo recursos como conferência e PABX na nuvem. Assim, toda a sua equipe pode ficar integrada, mesmo que alguns estejam fazendo trabalho remoto.
Conte com os serviços de telecomunicação da IDT e modernize o seu negócio. Garanta melhor mobilidade urbana para os seus colaboradores e colha os resultados na produtividade!